Electra, Ionity, Fastned e Atlante juntaram forças para formar em Abril a Spark Alliance, uma parceria inédita que passa a representar 1.700 estações de carregamento rápido para "eléctricos" em 25 países da Europa.
O anúncio feito esta semana marca também o arranque da maior e mais fiável infra-estrutura europeia, nas palavras da empresa agora criada por quatro das maiores operadoras de recargas rápidas do Velho Continente.
Aquele número é suficiente para superar a rede da Tesla em número de estações (1.450 anunciadas em Março passado) mas não em número de terminais: serão 11 mil contra os 18 mil Superchargers oferecidos pela empresa de Elon Musk.
A partir deste mês, as estações da Spark Alliance passam a estar visíveis nas aplicações móveis nativas de cada uma das quatro empresas fundadoras, o que na prática significa que qualquer condutor poderá localizá-las na sua aplicação habitual.
À medida que a integração técnica avança, será possível ao utilizador iniciar e pagar as sessões de carregamento em qualquer uma das estações na solução que dispõe no seu telemóvel, sem a necessidade de registos adicionais ou de novas instalações.
A parceria permitirá estabelecer padrões comuns de qualidade e fiabilidade para reforçar a confiança dos condutores na electromobilidade, ao responder à procura por recarregamentos rápidos, simples e acessíveis.
E, ao eliminar as barreiras técnicas e comerciais que antes impediam o uso de redes concorrentes, a Spark Alliance contribui para o nascimento dum verdadeiro serviço de recarregamento pan-europeu.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: